QUEM SOMOS
A VEMCO Engenharia Ltda. surgiu com o intuito de apresentar soluções tecnológicas na área de automação industrial que proporcionem inovação, produtividade e competitividade buscando reconhecimento e fidelização. Além disso através de um braço da companhia passou a avaliar oportunidades de aquisição de ativos de produção em terra e águas rasas bem como identificar upsides em áreas de concessão de produção de óleo e gás. Possui uma equipe multidisciplinar completa que vai desde geólogos, geofísicos, engenheiros de reservatório e produção até cientista de dados. Por ser uma empresa focada em tecnologia criamos um grupo de excelência em Data Science. Data Science ou Ciência de dados é um campo de estudo multidisciplinar que engloba dados, algoritmos e tecnologias capazes de extrair valor de dados estruturados ou não estruturados e resolver problemas analiticamente complexos. É a partir da grande quantidade de dados brutos que os cientistas de dados combinam habilidades para analisar e obter resultados sintéticos a partir do cruzamento de dados. Os dados se tornaram uma das principais fontes utilizadas na tomada de decisões corporativas. Graças aos avanços das análises e robustez computacional, eles são capazes de ajudar as empresas a definirem novos investimentos, corte de gastos, otimizar processos, entre outras aplicações. Sendo assim a ciência de dados passou a ser crucial para os negócios, pois de nada adiante ter inúmeras informações disponíveis se elas não são validadas e analisadas. É com este pensamento que criamos a VEMCO PETRÓLEO E GÁS.
Socios Administradores

Raul Correa Rechden
Engenheiro eletricista diplomado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1972. Admitido na Petrobras como engenheiro de equipamentos em 1973, foi designado para a Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas- RS, exercendo entre 1977 e 1991, sucessivamente, a chefia dos setores de instrumentação, eletricidade, áreas de manutenção e automação industrial. Aposentou-se em 1996, passando a exercer atividade privada em consultoria e projetos na área de automação industrial, além de participação em sociedades incorporadoras. É membro do Comitê de Investimentos da PETROS indicado pelos conselheiros eleitos desde julho de 2016. Atualmente esta aposentado e atua como conselheiro da VEMCO Engenharia.

Raul Correa Rechden Filho, PhD
Possui um vasto conhecimento na área de E&P. Trabalhou em diferentes fases da cadeia de óleo e gás no Brasil e exterior com mais de 20 anos de experiência. Nos últimos 02 anos se dedicou como pesquisador e professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolvendo projetos de P&DI; 04 anos como aluno de doutorado avaliando o potencial de óleo / gás de xisto da bacia da costa leste da Nova Zelândia com bolsa do governo neozelandês; 06 anos de experiência como intérprete e gestor de programas exploratórios e projetos de engenharia submarina em grandes empresas multinacionais de petróleo como: Petrobrás, Norse Energy do Brasil, Panoro Energy do Brasil e C&C Technologies do Brasil; 03 anos de experiência em operações de blocos exploratórios na bacia de Santos e Camamu Almada (orçamentos, OCM / TCM, contratos, programas exploratórios, due diligences, processo de certificação de reservas e avaliação de ativos); especialista em interpretação sísmica 3D e 2D e correlação de poços; 05 anos de experiência como especialista em mapas de risco geológico (locais de perfuração, dragagem, programas de monitoramento ambiental, rotas de dutos, inicialização de perfuração de poços, instalação de equipamentos submarinos entre outros); especialista na aquisição, processamento e interpretação de dados sísmicos de alta resolução; especialista em montagem de barcos de survey.
Colaboradores

Ciro Appi, PhD
Tem 40 anos de experiência na área de geologia de exploração de petróleo e gás, caracterização de reservatórios e no desenvolvimento tecnológico do segmento de E&P. Atuou como geólogo de exploração e de reservatório pela Petrobrás Participou de inúmeros projetos de exploração nas bacias do Espirito Santo, Campos e Santos. No CENPES/Petrobrás liderou a área de estudos de rochas e de estratigrafia genética. Foi gerente da geofísica e implementou a montagem do laboratório de rock physics. Foi gerente do programa estratégico de novas fronteiras exploratórias (PROFEX). Em 2004 foi gerente executivo da rede gechronos- no ministério de Minas e Energia e mais tarde criador e gerente do centro desenvolvimento tecnológico do serviço geológico do brasil SGB/CPRM/ BDEP/ANP (2005 a 2011). Em 2011 foi convidado a ser gerente de exploração na Amerada Hess e se tornou diretor de exploração na Hess Brasil petróleo, operadora americana que participou da exploração do Brasil em ativos do pós sal na bacia do Espirito Santo e no pré sal da bacia de Santos. Em 2016 passou a atuar como consultor técnico para diversas empresas de petróleo e gás como OGX, Petra, Parnaiba Gás, Eneva, Gasenergy, Gasporto e mais recentemente na Enauta. Foi coordenador de inúmeros projetos de P&D na Petrobrás em parceria com outras empresas de petróleo, instituições de pesquisas e universidades no Brasil e exterior. Participou de trabalhos conjuntos com universidades no exterior como na Columbia no Lamont Doherty Instititute NY, Stanford na California e IFP na França e na Universidade de Parma Italia. É autor e co-autor de varias dezenas de trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, e editor, co-autor e autor de três livros técnicos. Têm participado de projetos de pesquisa financiados pelo CNPQ, PETROBRAS, CPRM e FINEP. Em 2003 recebeu junto com instituto de pesquisas tecnológicas o prêmio inovação em ciência e tecnologia do estado de São Paulo pelo projeto de construção de “simulador para auxiliar na mitigação de riscos de perfuração nos prospectos do pré-sal, em áreas de grandes espessuras de sal”. Por fim, em 2004 foi homenageado pela SBG com medalha no XlII congresso brasileiro de geologia em Araxá - MG.

Mike Friedel, PhD
Renomado geofísico e Professor Associado de Pesquisa na Universidade do Colorado, Pesquisador Sênior na Universidade do Havaí e Pesquisador Associado no Semeion Centro Ricerche, IT. Especializado em inteligência artificial, modelos numéricos baseados em física e quantificação de incerteza para gestão sustentável de terra, energia e meio ambiente. Com experiência extensa, incluindo cargos no Pacific Northwest National Laboratory e no US Geological Survey. Autor de mais de 120 publicações, 156 apresentações em conferências e mais de US $ 35 milhões em financiamento de pesquisa. Gerencia projetos interdisciplinares multimilionários, possui nomeações acadêmicas e leciona em instituições prestigiadas globalmente. Último enfoque em aplicações de IA em projetos geotérmicos para o Departamento de Energia. Contribuições inestimáveis para avançar as fronteiras científicas e tecnológicas.

Emanuel Fonseca, PhD
Geofísico com vasta experiência na indústria de E&P desde 1986, atuando na PETROBRAS e outras empresas como Panoro Energy e GeoPark Brasil. Especialista em interpretação sísmica e caracterização de reservatórios, com participação em descobertas relevantes, como o poço 1-GPK-4D-BA. Atuou em licitações da ANP, integrando grupos de novos negócios e análise de ativos de exploração. Colaborou com a ANP em processos de desinvestimento da PETROBRAS e na avaliação econômica de blocos exploratórios.

Antônio Nuno Rosa, PhD
Possui graduação em licenciatura em ciências com hab. em matemática pela Universidade da Amazônia (1984), mestrado em geofísica pela Universidade Federal do Pará (1989), doutorado em geofísica pela Universidade Federal do Pará (1996) E Pós-Doc em Computação Aplicada pelo INPE. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em propagação de onda elástica e tomográfica computadorizada utilizando técnicas de algoritmos de IA – Inteligência Artificial e Fusão de Imagens de Sensores com resolução espaciais diferentes, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, sensoriamento remoto, classificação, inversão, Inteligência artificial com algoritmos genético e redes neurais. Aplicações com banco de dados espaciais com pôsteres/postgis. desenvolvimento de aplicações com machine e deep learning em ambiente tensorflow, tensorflow lite, com análise de dados em ambiente R com dados em ambientes isotrópia e anisotrópia.